terça-feira, 30 de maio de 2006

MARCAS

Apetece-me falar de MARCAS.

Compro a polo tal porque é da MARCA Y, gosto daquelas calças porque
são de MARCA, como um Pizza só da MARCA W, MARCA ! MARCA ! MARCAS !

Conheço gente que olha para um belo par de óculos e só depois de os pedir para os admirar ( leiam, ver a marca dos mesmos ), é que se pronunciam: “São tão girossss“ – apenas e só se são Armani ou Gucci ou afins...

Fénix !

Não sou melhor que ninguém, tenho as minhas MARCAS preferidas: de calças de ganga; de carros; de bancos, disto e daquilo.

Em tempos, após visita à fábrica de uma conhecida MARCA de lâmpadas, um prof. meu da altura, que assistiu ao processo produtivo de fabrico das mesmas, referiu-nos em plena aula que verificou que no final desse processo as lâmpadas já acabadas dividiam-se por dois carreiros, carreiros esses que carimbavam a marca nas lâmpadas já feitas. Num dos carreiros o carimbo era o de uma marca “branca”, no outro, da MARCA XPTO – a diferença para o consumidor no final era significativa e o produto era o mesmo !

Faz todo o sentido falar nisto, uma vez que dados recentes indicam que 80% ou mais do custo de uma garrafa de Coca-Cola é canalizado para gastos de Marketing da MARCA.

Economias de escala justificam isto eu sei, mas, são as MARCAS !

74 comentários:

Banana disse...

Bananoides, logo tu a falar assim das marcas, o mesmo que nos anos 80 comprou uns artigos Chevignon, que tinham escrito Chevignon em grande, em letras tão grandes que a 50 metros ainda não dava para identificar a pessoa, mas já dava para identificar a roupa....

LoiS disse...

Banana:

Bons olhos te vejam! vens com caroço tou a ver. Nem me lembro desse facto. Mas se tal ocorreu, está explicada a falência da marca !!!

hehehehe alguém mais ouviu falar da Chevignon ?

Banana disse...

Hehehe hoje vinha com pica para implicar ctg, independentemente do tema, mas logo tive a sorte do tema ajudar

LoiS disse...

Essa da pica vem com água no bico!
É banan é pica...chega pra lá...não sou desses!
hehehehehe

banana disse...

hehehehe Não te preocupes que eu não quero encostar o autocarro à paragem

TONY, Duque do Mucifal disse...

bom tema LOIS. Hoje em dia o consumo tá associado às MARCAS. Basta reparar na explosão do Franchising. Agora é só cadeias de marca de roupa, cadeias de fast food, enfim...

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

As marcas têm um fote poder no imaginário das pessoas porque normalmente estão associadas a imagens de status, bem estar ou estilos de vida.
Existe de facto, artigos de marca, principalmente a nível de vestuário que compensam pela longa duração que proporcionam. Por ex: Sapatos Timberland ou Sebago que duram anos e anos, polos da Lacoste que não desbotam, camisolas de pura lã virgem Burberrys que duram anos e não largam os irritantes borbotos.
Apenas critico quem usa marcas para ostentação (prefiro sp logotipos discretos) e que fazem sacrifícios enormes para comprar estes artigos. Isso sim, é ridículo...
No que diz respeito a carros sou esquisito sim senhor!!! :)
Em relação a artigos de supermercado nada melhor que os artigos de marca branca. A mesma fórmula pela metade do preço...Tal como os medicamentos genéricos.

apoucar disse...

Bem, lois, tu és cá de uma marca.... (ehehhhe)

cumixoso disse...

Lois (por acaso um empresario aki da zona, diz-se que enriqueceu a meter etiquetas da marca em calças quaisqueres), adiante...
noutro dia no Continente uma vendedora tentou impingir.me uns gelados da Carte d'Or, e eu, olhei para o lado e vi os do Modelo, quase 3€ mais baratos,,, "pois mas tem que ver a qualidade de uns e doutros", respondo eu... "se calhar foram feitos na mesma fábrica..." passado um minuto estava ela a ver onde os mesmos eram feitos, mas não sei a que conlusão chegou...

marta disse...

Subscrevo as palavras do Pedro.
Na minha visão há dois tipos de pessoas q investem em marcas: Aqueles que preferem pagar mais por algo com qualidade e que acaba por ser um bom investimento no futuro, pq muitas vezes o barato sai caro e aqueles que projectam para a sociedade algo que n são, mas q querem q os outros pensem que eles são, são os que precisam de reconhecimento social para se sentirem gente!
Eu que trabalhei no departamento financeiro da Auchan em tempos, posso dizer q as marcas brancas são sempre as marcas conhecidas, até pq as superfíces que têm marca branca têm que defender a qualidade dessa marca e garantir a satisfação do cliente, por isso n é uma marca qualquer.
Mas até admira tu q és touro fazeres um post de marcas! :)) Touro, que é touro, gosta sempre de boas marcas! :)

LoiS disse...

Tony:

Concordo, a MARCA é a personalidade de um produto.

Pedro:

Benzoca man, tb concordo ctg, agora andar uma década com a mesma polo é demais não? conheço bem as Lacostes, o meu pai tem algumas com 2 décadas, inclusivé tenho uma ofertada por ele que já tinha sido usada um bom par de anos, uma daquelas q eu adorava e ganhei. Mas o consumismo "obriga-nos" a comprar sempre, por isso, chegam bem umas Sprigfield, assim, todos os anos andamos na moda, renovamos o stock ;)

Cumixoso:

Tks man por aqui passares, por vezes a etiqueta não é tudo. O tipo q consome quer uma imitação o mais fiável possível, e pq? para fazer-se passar pelo tipo que tem gravete, no fundo fingir que de facto tem hipóteses de gastar naquilo ... acho q essa é bem Tuga!

Marie:

É verdade, o exemplo das lãmpadas que dou aplica-se por exemplo às marcas de massas da LidL que são Nacional e afins!!!!

Apoucar:

Tu és hard, tás tás ! és uma querida é o que és, que pelo que leio de ti deixa qualquer um corado! então se fôr médico melhor ainda não é? olha, eu marco mas também se limpa fácilmente - LOL
Dá-me o teu agreament para colar o teu link, pois vi-me ( n me vim ainda ) à rasca para o descobrir !!!! ;;;
Bjs pa ti miúda...

Lígia disse...

Aqui a Je foi comprar uma máquina de lavar roupa à Worten... já lá vão 6 anos, chegou à worten e viu duas máquinas que lhe agradaram... uma AEG toda XPT, outra Ariston ainda melhor... Chamei o homem e deixei o meu emplastro a falar como o vendedor, entretanto fui abrindo as máquinas uma a uma... Descobri uma Worten modelo 1000 não sei o quê que era IGUAL, mas MESMO IGUAL à Ariston que estavamos a ver.... Poupámos quase 40cts (ainda se pagava em escudos, para os mais esquecidos.... poupámos 200Euritos).
Exemplos destes há a potes... o Leite do Lidl (o gordo) era até há pouco tempo Mimosa, a Marca de televisões Jeg ou Seg é Philips, and goes on and on and on.
Mas Lois!!!!! por favor!!!! Coca cola É COCA COLA!!!!!

eheheh
Beijocas

LoiS disse...

Atrás qd dizia Marie, queria dizer Marta...ai a Marie que n me sai da cabeça !!!

Mas LiLi ( oui c´est toi ), o exemplo que dei da Coca-Cola foi meramente para exemplificar o que se gasta para manter uma marca, imagina produtos que não têm esse ónus !?

Pneus é outro negócio interessante, temos a Michellin com N marcas paralelas, uma delas, os pneus Norauto de uma conhecida mecânica...

Em tempos foi a arranjar uma Tv pequenina, daquelas de cozinha, tinha sido comprada na Makro, marca branca, no seu interior tinhamos mecanismos Samsung, assim o disse o reparador !

Mangas disse...

Marta touro gosta de boas marcas? ou touro gosta das marcas que pensa que são universalmente reconhecidas?

Alguem aqui falou de status, directamente associado ao consumo e a marcas sem duvida

Status é comprar o que não nos faz falta, com o dinheiro que não temos, para mostrar às pessoas que não gostamos, aquilo que nós não somos

LoiS disse...

Está um pouco negativo este Mangas!

Está em mau dia não Marta?

Uma frase com 4 "nãos" LoL

Mangas não assutes as ladys please...comporta.te!

Mangas disse...

Lois alguem se assustou?

LoiS disse...

Tens aqui ladys "Touro", amigas de Touros, amantes de Touros !

Além de que, sendo eu Touro, identifico-me pouco com a tua "verdade" ciêntífica, acreditando no entanto que a mesma é válida e bem Tuga aliás !

Quanto a mim concordo mais com a do "Touro" Pedro !

Abraços Mangas e olha, esbuga-mo !

marta disse...

Mangas eu tb falei acima, na necessidade que a maioria na nossa sociedade tem no reconhecimento social. Mas o q eu queria dizer era q o Touro, investe por norma, em marcas de qualidade. O Touro n gosta de qq trapinho, tem q saber q é bom! Prefere ter pouco, mas de qualidade! E n tem esta postura só nas marcas, mas em tudo na vida. Não é defeito, é feitio. :)

Maria disse...

Touros, outra vez? Ai, ai, ai. Cuidado que nós estamos em grande maioria neste blog. E nos comentários, já contei três...

Bjs

Mangas disse...

Olha a Maria que tambem é Toura

Arthur disse...

Olha registei o nome

LoiS disse...

O primeiro passo para começares com um Blog.
Endereço já tens! www.mangas.blogspot.com
é o fim da blogosfera!

Lígia disse...

touros.... não conheço, mas tenho visto cada tourada na blogosfera! eheheh

LoiS disse...

Prazer
LoiS
Touro
e
marro !

marta disse...

Marras, és marrão e n gostas de touradas, imagina se gostasses! lol

LoiS disse...

Lá gosto eu de quem me trata mal !

Quer dizer...em algumas situações, uma palmadinha até q sabe bem !

LOL

Arthur disse...

Lois o blogg mangas.bloggspot não é meu, não me responsabilizo pelo seu conteúdo

o meu eventualmente será mangas-mangas,

marta disse...

Ah afinal já estamos a pensar num blog!

Lois logo vi que esse teu ar de mauzão escondia qq coisa! lolol

LoiS disse...

Realmente já à um!

Tenta:

Mangasdecamisasdevenus.blogspot. com

hehehehe

Arthur disse...

Olha a Marta, está aqui

Cou cou Marta, quem tem ar de mauzão?

marta disse...

o lobo mau...:))))

Arthur disse...

uau Marta eu ja tinha pensado nisso, no lobo mau, tu bem podias vestir a pele do capuchinho vermelho, nem que fosse só por uma tarde

marta disse...

" Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau? Quem tem medo do lobo mau..lá,lá,lá, lá,lá..." Já cantavam os 3 porquinhos! lolol

Arthur disse...

hehehehehe

até cantei ao ler o teu coment

Lígia disse...

tambbém há aquela.
Eu sou o lobo mau lobo mau lobo mau, eu pego as criancinhas pra fazer mingau! Hoje estou contente, vai haver haver festança, tenho o capuchinho para encher a minha pança!...

Capuchinho vermelho, lol

Andorinha disse...

Não sou Touro, sou muito Amiga de MUITOS E BONS TOUROS, com mto orgulho e mto gosto, principalmente pq admiro a capacidade deles de escolherem com critério o que realmente é bom, tem qualidade, dá prazer e faz feliz a ele próprio e aos outros, seja um bom vinho da MARCA XPTO, seja uma megatelevisão com alta definição XPTO, seja o restaurante conhecido por se comer bem e bem frequentado, seja pela roupa soberba da MARCA XPTO de que ELE/ELA gosta e o faz sentir divinal, sempre no ponto certo e no sítio certo, com MUITA CLASSE e de acordo com a sua PERSONALIDADE, seja o pijaminha fofo e requintado q se torna bem agradável em noites mais..., seja pela lingerie de MARCA XPTO q o faz ficar soberbo, seja pela cama da MARCA XPTO q escolheu pq é o best off do CONFORTO (conforto é o nome de ordem e importantíssimo para um Touro q se preze do nome), seja pela MARCA XPTO da amizade e amor que entrega às pessoas de quem gosta.
Eu não sou Touro, mas gosto disto tudo e vivo a vida da mesma forma.
Haja sempre Touros q me acompanhem nos gostos pq os deles combinam com os meus e assim é q nós gostamos de ser! E TENHO DITO!!:p

TONY, Duque do Mucifal disse...

há malta que anda aqui na tanga ou na manga. é com cada desenho animado...HENTAI!

DIV de divertida disse...

Touro que é touro gosta de coisas boas e bonitas!
Marcas?! claro!

LoiS disse...

Realmente as conversa são como as cerejas! Já estamos numa de Astrologia Taurina !

Andorinha:

Chegaste, apostaste e venceste, nem mais! ...mas olha, falando de deste Touro aqui, sabes, preciso daquele belo plasma que a minha nova casa ( sala ) pede, mas que ainda chegou ! Quanto aos pijamas, este touro nunca foi adepto! é mesmo pelado que gosta de estar !

Tony:

Não sei se te respondi sobre a tanga atrás hehehe?

Div de Divertida:

Temos uma taurina aí ? ou uma amante de touros em potência ?!
;)

Lígia disse...

"google it"

Touro

Exala sensualidade por onde quer que passe. Sabe sentir prazer, e fazer com que a outra pessoa o sinta, usando os cinco sentidos que fazem parte de qualquer ser humano. Um pouco possessivo demais, o nativo Touro necessita de muita segurança e comodidade. Aprecia muito a natureza, e é um amante de tudo o que seja afrodisíaco.

Lígia disse...

de marcas.... bem de marcas não encontrei nada a não ser que são "materialistas" o.o

Lígia disse...

ah!ah!
Desculpem lá o terceiro post... mas teve de ser
procorei mais um bocado e tcham tcham, a ciência a confirmar a experiência :D

"Gostam de comprar roupas de qualidade e não se importam de gastar mais dinheiro para tal. Preferem ter alguns fatos de bom corte, bem escolhidos e de qualidade, do que um roupeiro cheio de peças baratas e berrantes."

com a boa da fonte, claro.
http://www.maxbusca.com.br/maxastral/articles.php?lng=pt-br&pg=28

Desculpa lá os três posts, lol

freemind disse...

Xiii, já vamos de marcas a signos... grande maralhal que para aqui vai.

Luísa disse...

Nem sempre nem nunca... Nestas coisas, como em tudo na vida, os fundamentalismos estragam tudo...

: )

Um beijo.

LoiS disse...

Por vezes gosto de extremos...
Mas concordo!

Bjs obg por te expressares aqui Luísa !

Div_issima disse...

Só mesmo para te deixar um beijo... : )

Arthur disse...

Lois eu hoje ja vinha pronto para comentar outro post

este ja vai com 46 coments

cada vez que eu faço uns coments no teu blogg é assim, a seguir os coments disparam, até ha quem te envie beijos heheheh

LoiS disse...

Divorciada pleaseeee ... com essa simpatia aparece muitaaaassss vezes, há dias como hoje q preciso!!!

TKS BEIJOS PARA TI TB

Mangas:

Não gosto de trabalhar sobre pressão, embora por regra seja quando produzo mais LOL! tem calma e olha a inveja é muito feia, mando.te eu beijos pode ser ????

;))))))))))))

Arthur disse...

heheh Lois o facto de a mim ninguem me enviar beijos, não significa de aceite os teus hahaha

mais vale sem beijos do que com maus beijos

Maria disse...

Mangas,
mando-te eu beijos, se aceitares os meus.

Arthur disse...

Maria pequerrucha, aceito os teus beijos com grande entusiasmo e retribuo

LoiS disse...

L A M B Ã O

Div_issima disse...

... pois que não seja por isso, mangas... pega lá um beijo também, por quem és....
: ))

Mas, facto é que, a visita inicial foi mesmo para deixar um beijo ao luis.
: )

LoiS disse...

( secretária do Mestre LoiS húmida, repleta de baba entenda-se ! - Dna. Augusta, por favor, pode passar por aqui com um pano !!!! )

Arthur disse...

Adoro os dias inesperados, os dias que pensamos serem iguais a ontem, mas quando damos conta, já estamos a receber beijos de duas encantadoras meninas comentaristas do blogg do meu amigo Lois

que maravilha!!!!

thanks pelos beijos Div e Maria ( o Lois vai-se roer de ciúmes hehehehe)

Div_issima disse...

... chiça, não será caso para tanto... : )

O menino além de aspirinas também vende prozac, já vi... : )

Div_issima disse...

Mangas, obrigada pelo miminho...
Quando me convidares para um chá em tua "casa" (leia-se "blog", nada de confusões) terás mais uns quantos... : )))

LoiS disse...

O Mangas a somar pontos! valha-nos Deuses! já não se calará mais!

Arthur disse...

hehehehe fiquei ansioso por iniciar o meu blogg só pela possibilidade de vir a receber mimos heheheh( claro que a ideia do chá não é nada má) ;))

Arthur disse...

Ideia malandra do dia

Personagem A - queres vir tomar um chá a minha casa?

Personagem B - e se eu não gostar do chá?

Personagem A - se não gostares do chá, vestes-te e vens-te embora…..

LoiS disse...

Bem definitivamente não vale a pena novo Post.

Personagem B - e se eu não gostar de fazer despida ?

Div_issima disse...

olha o descambanço... : ))))))


Chá de jasmim aqui para a rapariga... : ))

Arthur disse...

Personagem A- se não gostares de fazer despida, vais ter mesmo que beber o chá

Div_issima disse...

a primavera não dá descanso a ninguém... : ))

mangas, agora apetecia-me ser MUUUITO ordinária, mas estou a conseguir controlar os meus ímpetos mais vulgares...: : )))

(luis, desculpa este usufruir do teu espço para conversas laterais...)

Arthur disse...

Div hehehehe

Não te controles, não ha nada mais encantador do que a espontaneadade, por isso estás à vontade, heheheh ;)))))

LoiS disse...

Calma !
acabem aqui esta estória !
daremos seguimento à mesma no post seguinte, surgiu-me essa ideia !

Div_issima disse...

(medo...!!!! o que virá aí?????)

migas disse...

Mangas_Lois_Div,

que insaciáveis voçês andam (ainda bem), ou chamando as coisas pelos nomes, já com uma comichãozita de Verão!

Qual é o papel das "MARCAS" agora?
...isso, logo, muda de post LOIS.

Aproveitem também a Feira do Livro para relaxarem um pouco.

Div_issima disse...

migas, eeer... ok. Está certo. A gente n se conhece por isso, deixa lá.

migas disse...

Até que não, mas ... com certeza já nos cruzámos em qualquer lado, ponto ou até paragem, feeling.

Fui atraído pelo LOIS, sorry, o que é que tens?...

"Mete-te à vontade, como se estivesses em casa"

Fica bem ... tam-bém.

LoiS disse...

o Migas voltou com os suas divagações espanta mulheres interessantes!
Arrrrrrrrrrrre !

DIV de divertida disse...

De gema!!!!

LoiS disse...

Div:
Não te apoquentes!
Nas divagações escritas o prosador baralha-se a si próprio!

Maria disse...

Oh Migas,
Eu gosto de ti à mesma. O Lois está a ser mauzinho!