domingo, 22 de fevereiro de 2009

Adoro estes Profs.

Os pais, que hoje acompanharam de perto a participação dos filhos no corso carnavalesco (passada sexta-feira), já pediram uma reunião com o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas, prevista para a próxima semana, para tentar garantir a realização de outras actividades canceladas, como as visitas de estudo de alunos até ao 8º ano e as idas à praia com as crianças da pré-primária.


O que analiso disto tudo é que alguns grupos de professores, com toda a certeza articulados com os sindicatos, abordam uma nova forma de luta e de contestação ao governo: alegando a falta de tempo pelos resultados educativos que lhes são pedidos.


Triste ver que ao se demitirem de estar com quem devem educar e sabendo que EDUCAR não é só em sede de sala de aula, sejam os alunos e os pais os principais prejudicados.


Também eu gostaria de ter tido um fim-de-semana de 4 dias para comemorar o Carnaval como os professores (E SEM ALUNOS), bem, mas eu trabalho segunda-feira!

9 comentários:

Paula disse...

Por acaso, eu nunca percebi por que é que o Ministério se chama da Educação e não da Instrução! Educar devem fazê-lo os PAIS! Ou, já agora, diz-me, qual a função dos pais?! Gerá-los?! É que, à excepção dos 9 meses de enjoos e más disposições, a parte anterior parece-me mesmo muito boa! Instruir, isso sim, fazem os professores!

No entanto, obviamente, que devemos ajudar os pais na educação dos meninos! Nos dias que correm, parece-me que toda a ajuda é precisa...

Já agora, esta semana estive na escola das 8h às 18h e na 5ª fiquei mesmo até às 23h porque comemorámos a Semana das Línguas; ontem, telefonou-me um professor com dados sobre os meus meninos (porque eu os tinha pedido, é bem verdade), hoje tenho trabalho para toda a tarde, amanhã vou à escola... entre 3ª e 4ª tenho de preparar uma reunião, as aulas do resto da semana e da semana seguinte (os meninos não gostam do livro, por isso pwp, filmes e músicas são a opção), organizar as minhas aulas assistidas (sim, eu pedi aulas assistidas), fazer, por isso mesmo, planos de aulas, porque não os posso fazer enquanto estou a leccionar... e devo ter mais qualquer coisa ali apontado de que não me lembro!

No entretanto, também tenho de ter uma vida... arranjar a casa, ver filmes (o meu vício), estar com os amigos! Eu não tenho filhos, não tenho um marido e tenho APENAS 27 anos, consigo arranjar tempo para tudo... Acredito que quem tem 50, já não se sinta capaz!

LoiS disse...

Então não me parece que digas que NÃO, como esse grupinho disse a organizar corso carnavalesco para infelicidade dos putos e dos pais, visitas de estudo, idas à praia...tudo com a justificação de que TINHAM MUITO TRABALHO!

Só um pigmeu é que não entende que tudo isso é uma manobra política e triste que leva à frente os alunos e os pais! TRISTE!

Tu sabes que conheço N profs. N. Aliás uma linda querida que me odeia/ama, está, neste momento, a banhos no Algarve, motivo: dias de folga dados pela escola.

Será que esse grupinho que aí retrato está a trabalhar de facto por ela e outras elas que conheço?

Mais, por aqui temos escolas fechadas na segunda!!!!! Não fossem os ATL, aí sim, onde se encontram GRANDES educadoras, os pais tinham de meter férias!

Paula disse...

Mas quem é que te disse que não o tinham?! Não sei se não diria e sabes porquê? Porque o trabalho extra não é remunerado, por isso espero, NO MÍNIMO, reconhecimento e gratidão da comunidade escolar... E quando a resposta que se vê é aquela que ti tens (e como tu milhares) então, realmente, não vale a pena trabalhar!

E quantas vezes tu metes dias de folga só porque sim?! Porque tu PODES escolher o teu período de férias! TU podes escolher os dias em que vais a banhos para o Algarve! Eu só posso ter férias no período de férias dos putos! E porque sou contratada, nem posso escolher os meus dias de férias...

Os ATL existem para isso mesmo: para cobrir a altura em que a escola está fechada... Mas, meu caro, repara, se tu me pedires com muito jeitinho, eu até sou gaja para me mudar para a escola... Durmo lá e tudo! Assim, os pais podem simplesmente (e desculpa a linguagem) fazer as criancinhas que depois os professores tratam do resto...

Que me dizes?! Achas que assim passaríamos a ser verdadeiramente professores?! Ou estaríamos a fazer aquilo que TU estás a insinuar que é ser PAIS deles?!

Tenha um bom Carnaval, Lois!

Capitão-Mor disse...

Agora é que levas o knock-out a valer!!! :)
Bom, não se irritem que não vale a pena...

LoiS disse...

O meu carnaval será a trabalhar, como têm sido muitos fim-de-semana para pôr em dia o trabalho da semana que vem a seguir...sem horas extraordinárias...ginásios? só em after-hours, férias??? quando negoceio com quem quer...mais, colegas com filhos querem e alegam que têm que ter os dias que vcs têm, só porque...

Dou graças por ter trabalho, por trabalhar, por ter um emprego e por gostar daquilo que faço.
Tenho orgulho naquilo que produzo e naquilo que crio.

Direitos? tenho mas também tenho enorme consciência da minhas OBRIGAÇÕES!

Aliás, professores descontentes? pouco profissionais! sem motivação! desgostosos com o que lhes querem impor? numa empresa normal não falavam duas vezes, a porta seria sempre a melhor serventia da casa, para os que querem sair e entrar e e assim os meus impostos e o bem do país canalizaria-se para gente que os merece.

Não gosto de brincar ao carnaval senhora Black e informo-a, se quiser tirar a limpo isto tudo, sábado 28 estarei pelo Porto, em trabalho não PAGO, numa reunião em prol da área do sector para que trabalho e que me motiva...com expensas minhas, e não, não é uma manifestação!

capitão :

Não me irrito, aliás, ambos sabemos o que a casa gasta!

Paula disse...

Apenas para terminar: não tente NUNCA competir com horários não remunerados a trabalhar!Só como exemplo, as acções de formação que temos de fazer (35h/ano) são pagas por nós... e no meu caso, são sempre ou quase em Lisboa!

Eu desejei-lhe bom Carnaval, como desejo bom domingo ou boa tarde! O que vai fazer, a mim não me diz respeito!

LoiS disse...

Aliás desvituou a discussão e coloca-se do lado dos que não querem acompanhar os miúdos em visitas de estudo, nem em actividades chamadas extracurriculares, colocando a responsabilidade nos miúdoS e nos pais, FÁCIL!
iSSO É Bem à maneira das atitudes coorporativistas que reinam nos lóbis instalados e que não permitem que este país ande para a frente: NA educação, NA saúde e NA justiça.

E é assim que este país tem andado ...como todos os indicadores comprovam.

É CASO DE PARA DIZER: AVANTE CAMARADA!

Começamo-nos a tratar por vc e a argumentar com desvios cara colega, ou esquece-se que tb sou professor/formador mas n do SISTEMA INSTALADO!

Paula disse...

Porque nem sequer te admito que fales da minha atitude como professora, QUE NÃO CONHECES,(e por isso, nem sequer sabes do que falas) acabei aqui qualquer discussão na blogosfera que pudéssemos vir a ter!

Outra coisa, o facto de constantemente, utilizares dados da minha vida pessoal no teu blogue, quando a discussão se torna uma batalha semi-perdida para ti, deixa-me extremamente desiludida! Já uma vez acabei por dizê-lo aqui, volto a fazê-lo, sem qualquer problema: tenho ideologias comunistas, sim! E com muito gosto, mas lamento informar-te que se não como criancinhas ao pequeno-almoço, também dispenso os velhinhos ao jantar!

Se pretende considerar-se meu colega, respeite-me como tal, não me julgue sem me conhecer e muito menos refira o que quer que seja sobre a minha vida privada! Caso contrário, considerá-lo-ei apenas uma pessoa mal formada com a qual tenho o desprazer de partilhar (ainda que apenas esporadicamente) a profissão!

LoiS disse...

Quem falou da vida privada? QUEM? ASSUME-SE AQUI, RESPONSABILIDADE SUA!!!! E APÓS TER DADO A ENTENDER A SUA POSTURA E À RÉPLICA DE UMA PESSOA QUE SE ASSUME ANTI-COMUNISTA, não diga que fui eu que a demascarei pois toda a sua defesa a descara, NÃO DIGA QUE FUI EU POR FAVOR!

Se é comunista faça bom proveito, quanto a mim ( e não me perguntou nada mas escrevo o que quero, ainda mais aqui!!!!), lutarei com todas as minhas forças conta "CHAVEZismos" e pseudo democarcias de interessados na PERPETUAÇÃO DE um sistema que tem dado provas de falta de eficácia. Graças a deus que nem todos pensam como vc, NO RAMO, NA PROFISSÃO!

Caímos na fraca argumentação referindo que trago para aqui questões privadas, quando cada um é livres de as assumir, caso queira e a isso chama-se liberdade de escolha, liberdade, democarcia, ou o que o valha...

Eu respeito todos os trabalhadores os BONS PROFESSORES, mas a atitude das suas colegas está carregada de irresponsabilidade e está fortemente a ser contestada por muitos que conheço e que sabem que essa atitude não engrandece nem dignifica a classe, por TRESANDAR A MAQUINAÇÃO POLÍTICA, sem olhar a meios, usando e abusando daqueles que mais deveriam estar acima disto tudo - OS ALUNOS!

Aliás não entendi afinal se a blogamiga Black concorda ou não com essa atitude pontual? ou vale tudo?

Aliás, seria isso que deveríamos estar a discutir!