sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Espagal


As estatísticas espanholas mostram que, nos primeiros sete meses deste ano, entraram nos hotéis espanhóis mais de 700 mil portugueses.

Alunos portugueses que querem licenciar-se em Espanha duplicaram

Homossexuais portugueses podem casar-se em Espanha

Portugal envia grávidas para Espanha

Centenas de portugueses compram carros em Espanha

O numero de casas que os Portugueses compram em Espanha tem aumentado fortemente

Portugal compra energia mais barata em Espanha

Em Espanha, por exemplo, cada pessoa a receber o salário mínimo tem uma capacidade de compra superior em € 200 à portuguesa.

Compra de combustíveis em Espanha alastra

Estas notícias são uma realidade, um pequeno apanhado que fiz numa rapidíssima pesquisa na net. Porque é que o fiz ? porque segundo ouvi, amanhã uma sondagem será publicada pelo Jornal Semanário “SOL”, onde será referido que 30 % dos portugueses querem a união entre os dois países. Dito por outras palavras, 3 milhões de portugueses prefeririam que Portugal e Espanha fosse um só país, mais ainda, não se importariam de ter como capital Madrid e como chefe de estado o Rei Juan Carlos.

Isto leva-me a meditar novamente na velha questão da União Ibérica, do Iberismo, ou como eu gosto de chamar da Ibéria.

No entanto deixo uma questão no ar, como vem sendo apanágio no final dos meus últimos posts:

Alguém já questionou os espanhóis se afinal nos querem ?

21 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

Eu cá acho q eles n nos querem!
Mas acredito q há mt português que gostava de ter o nivel de vida dos espanholitos...

Não me importava de fazer uma siesta no inicio da tarde.

Ahahahahhaha!

Bejos

Maria disse...

Os Espanhóis? Mas eles sabem que nós existimos?

Besitos,

Maria, la portuguesa

Jade disse...

Aí está o cerne da questão. O que ganhavam os espanhóis com uma junção entre os dois países? Um destino para férias, talvez, e uma posição geograficamente estratégica. É verdade que muitos de nós, inveja o nível de vida dos espanhóis por todas as razões que apontaste. No entanto, eu acho que não gostaria de deixar de ser portuguesa. Considero que temos uma identidade e uma alma muito própria. Os nossos amigos do Condado que não te "ouçam"...
Um beijo lusitano!

Jade disse...

lois, não tem nada a ver com este assunto, mas já viste o post da Arte Minorca sobre profs e alunos? Lembrei-me de ti, por me teres questionado sobre a possibilidade de aprofundar esse tema.
Desculpa o devaneio!

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

Cada vez mais portugueses vão às putas a Espanha! :) Além de Ayamonte é um ver se te avias de hiper-mega boites!!! Com avantagem que lá já desfilam em lingerie, não existindo deste modo publicidade enganosa!
Os espanhois,caro amigo nem nos dão importância...No sistema de TV por cabo deles, de entre centenas de canais, não existe nehum português, comprar imprensa espanhola em Madrid é mentira,etc,etc...

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

leia-se imprensa portuguesa! :)

Anónimo disse...

PUTA QUE PARIU OS ESPANHOIS!

ARTEMINORCA disse...

Bem, se eles nos querem? É uma questão interessante. Os únicos que eu veria a não se importarem, e só alguns deles, seriam os galegos. Parece que há uma percentagem miníma deles que pensam que têm mais afinidades connosco do que com Espanha. Mas se ganhariam algo com isso, ai isso duvido!!!
Jade: Obrigada pela publicidade, ainda bem que gostaste, vindo de ti é um elogio!!
Bom fim-de-semana!

LFM disse...

Essa é a verdadeira pergunta, mas sim, acho que querem.
Se tens andado com atenção aos meus recentes posts, posso-te dizer que se fazia parte do número de pessoas que gostava dessa união, a partir do próximo mês, ainda quero mais.
Aliás, que remédio tenho senão começar muito rapidamente a falar portunhól!
És uma das pessoas que o está a saber em primeira mão.

taizinha disse...

Na faculadade temos muitos alunos espanhóis no programa Erasmus. Eles gostam de cá estar e gostam de aprender connosco. Viver? Isso já não sei...
Eu gostava que a minha filha tivesse escolhido espanhol como 2ª língua estrangeira em vez de Francês, mas infelizmente a escola dela não tinha. Parece que aqui (p'ras minhas bandas) essas estatísticas ainda não chegaram...

APC disse...

Claro que nos querem... Somos tão giros! ;-)
[Mas por que diabo tou eu como "XPTO" ali na tua barrinha da isquierda, hum?]

Anónimo disse...

O nacionalismo é uma doença infantil, é o sarampo da humanidade, e o único modo de cura-lo é viajando.

Cumprimentos de um casal de Lisboa e Madrid.

LoiS disse...

Detesto anónimos, já Vos tinha dito? Pá metam Amélia, Gudofreda ou Carlinhos Gay quando se dirigem a este espaço que tb é Vosso!
Nada pior do que recebermos na Nossa casa gente que não se apresenta!
Medos dq?
O "meu" Skin de estimação regressou, novo anónimo que disse uma grande verdade aqui pousou...mas que raio, serão o mesmo? somos livres de pensar isso ou n ??????

APAREÇAM COM NOME ;)

XU:

Culturalmente estamos mais próximos DO que julgamos de muitas regiões da retalhada Espanha!

Marie:

Tu safas-te, já dominas a língua ...


Jade:

Pá o desafio era um pouco mais ... tu entendes, sou um pouco mais picante, e olha que estórias existem !!!

Pedro:

És o maior ! pá só que as putas em Espanha ou Portugal são todas oriundas dos mesmos países. Tive um almoço de business esta semana em que os gordos empreendedores gabavam-se das "conquistas" numa famosa casa aí desses lados, as tais "idas em de negócios". Tive que aborrecer os tipos um pouquinho com a referência: - Pá no Gallery e Elefante é igual, e olhem que é já aqui ao lado ;)

Arteminorca e LFM:

Andamos próximos ;)

Tiazinha:

Obrigado pela visita, retribuirei a mesma esta madrugada, tenho 1º que pôr a leitura deste BLOG do SOL e EXPRESSO em dia ( por esta ordem ) ;)

APC:

o XPTO surtiu o efeito pretendido, és APCXPTO, sei lá, feelings e olha que um Touro quando marra usa muito o instinto ;)))))

Yashmeen disse...

Eu sou ibérica e tenho muito orgulho nisso. Tenho sangue português do norte e sangue espanhol do sul. Digo-vos desde já que a Pensínsula Ibérica tinha tudo a ganhar com uma união política e territorial.

vinte e dois disse...

Não, não! Não gostaria de ter que começar a hablar espanhol, e aliás, alguma vez os nossos vizinhos teriam pachora para nos aturar!! :D

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

Lois:
Bem sei que muitas vezes entramos em divergência ideológica, mas queria lançar-te um desafio. Lá no Condado, estamos a solicitar textos sobre alguns sectores estratégicos de Portugal. A primeira colaboração externa que tivémos foi da nossa amiga Jade. Por isso queria-te pedir, quando tiveres tempo ou vontade, para escrever um texto sobre o panorama do turismo em Portugal. Já que falamos de um sector estratégico da nossa economia...

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

Ops! Esqueci-me...
Podes enviar para: pmsferreira@aeiou.pt ou para a Maria.
Abraço

LoiS disse...

Caro Pedro, embora não me sinta com grande vontade, tentarei por blogamizade que tenho pela tua pessoa responder a esse pedido!

APC disse...

Lol, tu não existes!
Eu cá tenho uma grande fezada nos instintos, pressentimentos, faros, sextos-sentidos e afins dos taurinos, lá isso é verdade; todavia, não tou nada a ver por que diabo te levaria um deles, vários ou todos a acharem que eu era "XPTO", lol (lembro-me bem do tempo em que essa expressão começou a ser usada, por acaso). Que coisinha mais insípida, "XPTO"... Não sou isso não, podes crer! :-(
lol
:-*

LoiS disse...

Retirarei o XPTO se isso a fizer feliz. Afinal, este é o NOSSO campo de manobra, TAMBÉM O SEU, ILUSTRE APC !

;*

Lígia disse...

Honestamente? Só mesmo nós para os querer a eles! eles com certeza que queriam estar no nosso lugar ;D