terça-feira, 26 de setembro de 2006

É "ARTE " meus senhores !

Sei tanto de arte como o Joe "da Madeira", aliás, talvez um pouquinho mais, faltam-me é os meios libertos suficientes para investir nessa área como o referido senhor. É que as minha aplicações financeiras andam mais pelos títulos da dívida pública ou dívidas como queiram, se é que me estão a topar. Pronto, já deixei aqui o meu ponto de partida para a dissertação que aí vem :

Em tempos, já lá vão uns anitos, estava no hall de um recém inaugurado hotel juntamente com a minha companhia da altura. Contemplávamos uma obra de arte exposta na parede, daquelas de tamanho XXL, sim, confesso, arranjávamos coragem para o check-in.

A muito custo, fiz a minha interpretação :
- belíssima obra, repara, é uma central nuclear em laboração !
- nada disso, não reparas neste rebordo, é uma árvore no meio de um complexo habitacional – disse a C.

Entra em cena o director hoteleiro, sujeito que inconvenientemente era meu conhecido dos tempos de faculdade, sai-se então ele com a explicação, presumimos que a correcta:

- Caro L. reparo que gostas desta obra de arte maravilhosa, a do navio a ser desencalhado !

Entendi e encaixei então, hotel recém inaugurado após uma remodelação total “ Ça c´est magnifique !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ”, boa mensagem !

Mas não existirá uma justificação para tudo ?

A Madonna explicou recentemente que a sua polémica encenação, em que esta aparece num crucifixo com uma coroa de espinhos não é um "desafio blasfemo à fé" e uma "profanação à cruz" mas sim, uma forma de expressão contra os males do mundo, o sofrimento, um estado de espírito “ O meu objectivo específico é chamar a atenção para milhões de crianças na África que estão a morrer todos os dias “. É uma forma de arte meus senhores, nós não a soubemos foi interpretar correctamente.

Agora entra em cena o artista LoiS, este artista actualmente anda a ficar habilitado em dar umas pancadas fortes nas pessoas, daquelas que podem magoar muito. Se tal ocorrer e for confrontado com a polícia, a explicação será simples:

" Meus senhores, não reparam que se trata da uma tentativa de libertar a vítima da poluição que carrega entranhada em si, nas roupas; na sua pele ? uma manifestação livre deste artista que quer libertar a humanidade da opressão do desenvolvimento ! "

Melhor, se mandar alguém levar no “ pacote “, espero que me entendam como uma manifestação altruísta de solidariedade para com todos aqueles que queriam praticar sodomia e foram segregados: homossexuais; heterossexuais, “what ever” ! sim, sim, uma forma de arte oratória de solidariedade perante todos aqueles que foram oprimidos e marginalizados por muitas religiões, civilizações e sociedades.

Meus amigos, este artista deseja dar-vos muita porrada ... não Vos conhece é o suficiente para Vos mandar levar no “ pacote “ !

10 comentários:

TONY, Duque do Mucifal disse...

levar no pacote...nunca entendi essa expressão como manifestação de arte mas uma ofensa grotesca. Mas como te sentiste em apreciar uma obra de arte sem perceber "puto" do contexto da exposição. Quiseste dar um ar de intelectual á moça e não te safaste bem. Mas concordo contigo, num aspecto. A interpretação das "coisas" é muito subjectiva e não tem de estar assente em pilar constitucionais. É óbvio que o background de cada um condiciona a sua interpretação.Disso não tenho duvidas. Mas, no caso da Madonna, inocente não é. E acho que nunca foi! Soube explorar o tema argumentando com o sofrimento dos outros. Aquando do seu video da tournee também teve comportmaneto polémicos e não se desculpou com a fome em África.E olha que já exisita miséria nesse Continente. Por isso, Lois, não temos de "papar grupos" de quem quer que seja.
Tu na altura aceitaste a explicação do Director Hoteleiro?
Olha se alguma vez mandares levar no "pacote" e mando-te levar na bilha. Cá se fazem cá se pagam!

Maríita disse...

Desculpa lá qualquer coisinha, mas para mandar o pessoal levar no "pacote" anda por ai o Arthur, não lhe queiras roubar protagonismo.

Quanto à Arte, existe uma coisa que me deixa confusa, a Arte hoje é sempre uma manifestação da realidade, mas não sei se é de mim, ou a realidade vista pelos artístas é triste, exploradora, agressiva, abusadora e muito muito muito deprimente. Lamento, prefiro ser menos entendida em Arte e manter os impressionistas entre os meus favoritos.

Beijocas

LoiS disse...

HEHEHEHE

É só artistas é o que eu tenho como Blogamigos ,a minha teoria sobre os Bloguers é mesmo essa - uma quantidade enorme de artistas de todo o género, cada um com a sua "ARTE " !

O Arthur é outro enorme "Arthista". Mas não falemos no rapaz que não pode aparecer com regularidade aqui, pois tem uma firewall bem afinada que o impede de partilhar a su vida de " pacote " com o comum dos Blogomortais !!!!!

Xuinha Foguetão disse...

Define pacote!

Sinto-me perdida e n consigo acabar o meu raciocinio.

HELP!

LoiS disse...

XU:

Eu sei que és de outro país e falamos línguas diferentes, por isso escrevi a palavra "sodomia" em complemento.

;)))))))))

Prof disse...

Andamos numa de arte?!! Confesso que me perdi no teu texto. Não que esteja confuso (muito pelo contrário), eu é que estou mesmo lenta. Arte é sempre subjectiva, não só para o espectador (como disse o Duque), como também para o criador. Convém é esclarecer o que se entende por Arte porque, se calhar, muitas manifestações do que quer que seja não podem ser consideradas Arte. Colocando de lado esta questão, juro que não percebi a tua tirada final.
Beijos que podes interpretar como quiseres.

LoiS disse...

Acho que entendeste até bem d+, n se esperaria outra coisa!!!!
Bjs sem demais interpretações !!!!

Prof disse...

Parece que estamos em consonância bloguista (isto diz-se?.
Fica bem!

desculpeqqc disse...

A maior desvalorização que a arte pode ter, é a explicação da mesma.
A percepção depende de cada um e como somos todos diferentes (designadamente dos autores), pecamos sempre na interpretação.
Porra pá, já chega!
Por vezes a minha inspiração confunde-se também com transpiração e o que é demais cheira sempre mal!

LoiS disse...

o Cerne deste post está mesmo no que os mais habilitados a falar sobre arte já aqui proferiram.

Será explicável como Arte a cena agora desculpabilizada pela Madonna ?

Não sendo católico praticante, mas de cultura católica, nunca achei piada à grotesca encenação. Pior ainda foi a justificação da mesma, que me implodiu a escrever algo !!!!

Mas prometo que não me meto pela " aula " do PaPa, outra interessante discussão !

O jornal Público à dias apresentava um anúncio nos classificados a pedir mendigos, para mendigarem na rua. Ofereciam ordenado variável dependendo do desempenho ... claro que ligámos, era um anúncio de um ARTISTA PLÁSTICO para uma das suas criações. EU SÓ QUERIA ENTENDER !!! TALVEZ O MESMO MERECESSE UMA "ARTE" EM CIMA !!!!