segunda-feira, 10 de julho de 2006

Futebóis das nossas vidas

Um colega meu tem na extensão do seu nick do msn algo que me implodiu a escrever este post: “ OK, voltemos ao País real, ... aumento de combustíveis, reforma da administração pública, incêndios ... “ nada mais certo amigo, nada mais certo ! Mal ele sonha, pois não conhece este meu espaço, que é ele a minha fonte de inspiração bloguista de hoje ;). Obg L.

O que fizemos ? andámos distraídos, iludidos, nas nuvens durante um mês. Pensávamos que com uma vitória de 11 tipos sobre um esférico os nossos problemas passariam; o mundo nos admiraria mais; a riqueza chegaria aos nossos bolsos; as desigualdades terminariam ... nada mais errado! Ainda ganhámos a fama de fiteiros, provocadores e bluffs ( algo que não concordo ). É caso para perguntar se o saldo é positivo ?

Ainda ontem assisti ao que considero ser provincialismo bacoco: o regozijo bem vingativo carregado de ódio de certas pessoas perante a vitória de um país no futebol sobre outro. Como se alguma dessas nações de importasse ou se preocupasse com o que achamos ou deixamos de achar. Classifico de uma tristeza de baixo nível o que ontem vi no CascaisShopping por onde andei à noite: gritos histéricos de brasileiros(as) e portugueses(sas) que enchiam as frentes das montras que por dentro tinham a “caixinha que mudou o mundo” a transmitir um jogo de futebol.

Alegria a minha quando verificava, mesmo assim, algumas famílias que iam passando por mim em conversas privadas e audíveis a referirem que não entendiam tamanha alegria e berraria por parte desses festeiros carregados de ódio.

O pessoal quer é festa, mesmo quendo não são convidados para a mesma !

Nunca fui vingativo nem nunca tive mau perder. Penso que é pelas atitudes positivas que o ser humano se dignifica e evoluí. Ódio atrai ódio; vingança puxa vingança.

Dizia uma lojista para a colega na caixa enquanto eu pagava algumas compras: “ olha a Itália ganhou à França, que bom ! “, respondeu a outra “ e o que é que nós ganhámos com isso ? “

Muita gente ainda não fez essa questão!

21 comentários:

Anónimo disse...

Eu tb gostei q a França perdesse pq n gosto deles, são uns cagões! O q ganhamos com isso? Nada! é uma questão de ego somente! Mas tb n desperdiço a minha energia com eles! Aliás sabes q eu sempre disse q os sentimentos funcionam como um boomerang. O que vai, volta sempre! Com quanto mais força o atirares, com mais força levas com ele na cabeça! Por isso é preciso ter atenção ao que se atira!

Maríita disse...

É pá, eu queria que ganhasse a Itália, primeiro porque sim e depois porque se eu não vivesse em Lisboa, confesso que Roma era a seguinte capital na lista...

Mas fora de brincadeiras, o resultado de um jogo de futebol não influi directamente na nossa vida, nas nossas decisões, por isso, mesmo que paremos para ver um jogo de futebol, não vale a pena achar que isso vai resolver os nossos problemas. No entanto, o futebol tem um efeito terapêutico excelente, podem-se exorcizar muitos fantasmas a ver um bom jogo de futebol, mas não chega aos calcanhares do "Padrinho".

LoiS disse...

Linda isso mesmo!

Eu no entanto digo que se ganhasse a França ainda poderia dizer aos mesu amigos franceses que perdemos como o campeão do mundo por uma unha negra !!!!! O que de certa forma nos elevaria um pouco mais !!!!

Mas isso sou eu a pensar sem ligar a provocações que apenas classificam quem as faz !!!!

TONY, Duque do Mucifal disse...

luis, eu não gosto dos franceses pela forma chauvinista como olham para os seus emigrantes. E para além da figura patética do le Pen.
O gozo que me deu a derrota da Franaça assentou no mergulho do Malouda pra 1 penalty do mergulho.
Em relação ao ego...sabes, ontem tiveram 10 mil pessoas ao sol pra aplaudir a selecção. Isto num dia tórrido...onde o convivio seria fieto ou na praia ou numa esplanda. EU não fui ao Jamor. Tive na Praia. Sabes, Lois, quando vi 10 mil pessoas á torreira do sol, lembrei-me de 1 dia solarengo (num sabado) em que havia um referendo sobre o aborto. As praias tavam cheias. O que eu pretendo?
Reafirmar que o Futebol é o ópio do Povo!

LoiS disse...

Muito bem o futebol como reflexo e escape das sociedades oprimidas. Muito assunto para explorarmos !!!

No futebol encontramos os ódios, as frustrações e os recalcamentos dos que apenas vibram com ele.

O POVO tem fome de festa, alegria, regozijo, vitória !

O POVO tem fome de protagonismo, valor, poder, convívio.

O POVO quer ter com o futebol o que não tem no seu dia-a-dia.

TONY, Duque do Mucifal disse...

SUBSCREVO!

edunileo disse...

Pois... Que assunto tu vieste "puxar" aki. Nada mais apropriado, para um segunda feira pós final do campeonato mundial de futebol.
Eu vou ser sincera - gostei que fosse a Itália a ganhar - mas não festejei - nem sequer vi o jogo (o meu programa era mais engraçado).

Quanto ao facto de voltarmos à realidade - não percebo porquê o verbo "voltar" - se bem me lembro, não viajámos para outra dimensão e, ou muito me engano, as contas continuaram a aparecer para pagar, o trabalho para fazer...

Agora, é mais que normal que nós portugueses - como somos - esqueçamos os problemas por um momento, para vivermos a euforia que o Sr. Scolari nos ensinou a ter pelo futebol...

E aqui falo por mim - até este treinador ter feito uma equipa - unida - creio eu (em vez de uma cambada de "chulos" a procurarem o protagonismo) - eu torcia pela Selecção (por ser Portugal), mas não fazia ideia de quem eram, de onde eram, para onde iam...

Actualmente não! Senti-me orgulhosa da nossa Selecção ter feito boa figura (à excepção de algumas figurinhas). De terem falado de Portugal - mal ou bem, falaram de nós, muitos com uma dor de cotovelo...

Será que não é bom para nós, como país (não querendo parecer demasiado nacionalista)?

Outra opinião tenho relativamente à euforia em demasia que caracterizou todo o Portugal. Decididamente, estamos tão habituados a sermos pequenos, que quando nos revelamos ser bons, não sabemos lidar muito bem com isso!

Sim, porque somos bons - pena é que não saibamos aproveitar as nossas capacidades no melhor caminho para todos!

TONY, Duque do Mucifal disse...

curioso...acabou o Mundial e começaram os incêndios. Ou será que não hou ve noticias durante 1 mês?

LoiS disse...

Andou tudo anestesiado!

Maríita disse...

O problema não é que tenham começado os incêndios Tony, é que tenham morrido 6 ou mais bombeiros e ninguém fale nisso. Porquê que aconteceu? Faltaram meios? Como é? Quem é responsável?

Lígia disse...

eu rejubilei com a vit´roria dos Italianos, claro está que teria ficado mais feliz em ter sido Portugal a ganhar, mas fiquei feliz, talvez feliz de mais... mas Lois... nem tanto ao mar nem tanto à terra!
Sabes o que significa a mobilização em massa à volta do futebol? €Não é que os portugueses são uma merda! é que o País está uma bela merda! e que quem o dirige sá sabe vomitar postas de pescada e não fazem um caralho! Desculpa a linguagem mas é mesmo assim!
Se foi preciso um brazileiro vir tomar conta de 23 macacos que andam atrás de uma bola durante 90min, para que o zé povinho acordasse e descobrisse que a bandeira é verde e vermelha... e já agora que o hino diz "os nossos igrejos avós" e não "os nossos lalala avós". Se foi preciso que ele viesse para que houvesse uma mobilização geral (que todos acham válida ou não) então que venham mais Scolaris, mais Figos, mais Ronaldos e Maniches!
A culpa não é do Futebol é da inactividade e da falta de tacto dos "filhos da puta" dos dirigentes que estão à frente deste País (ops outra vez... pelo menos está entre aspas)
Já me estendi demais. Beijocas

LoiS disse...

LiLi:

Quem fala assim na é gago(a).

Mais alguns pontos de vista para a discussão.

Se o país está uma merda, concluo que é o português o principal culpado e não nenhum ET ou brasuca que por aqui anda para ganhar o seu. Não critico este governo que quanto a mim está a ter atitudes de pulso, e aqui estou à vontade pois não é a minha côr. Critico sim a inactividade de todos os governos que foram protelando reformas essenciais para o desenvolvimento deste país. O Guterres e "o faz" mas logo após um aperto "o já não faz", os seguintes na continuidade do marasmo e mais ainda, a passividade e o chico-espertismo bem português, ISSO É BEM PORTUGÊS, VEM A MIM E CAGA PARA O OUTRO!

Dou-te um exemplo: fui reservar 4 pneus para o meu carro, os mesmos são de uma dimensão e largura simpática, o preço teve que ser bem comparado pois o valor é muito alto. Sabes o que me proposeram ? : " quer prescindir da factura para lhe ficar mais barato ? "

Vais ao Japão e está enrraizado na cultura que pagar impostos é tornar o país mais rico e melhor para todos!

Enquanto continuarmos com esta atitude vais continuar a ver os subsidiodependentes de Famalicão e arredores de FERRARI e as fábricas a fecharem com N desempregados a engrossar as fileiras de mais um subsídio à inactividade, quem paga ? quem trabalha !!!

Trabalhem mais e melhor e não se queixem é o que digo!

Futebóis ... lol ... viva os ITALIANOS e a corrupação do seu futebol ! Bem à Portuguesa não ?

;)

BJS

Lígia disse...

eu não disse o governo... disse os dirigentes... bem vistas as coisas sim é o Governo mas o que eu queria dizer é, não só o governo, mas também todos os institutos, associações, sindicatos, etc, etc, com voz no país não fazem ponta de corno para que eu vá para a rua de bandeira na mão dizer "Viva a educação que temos" ou "Obrigado pelo preço dos combustiveis", não é só o governo

TONY, Duque do Mucifal disse...

para causas nacionais nunca existe mobilização. A educação em Portugal tá um caos!

LoiS disse...

Nem mais Tony, nem mais!

Acabei de ver um email com umas fotos de umas alegres senhoras, cruzes mas que senhoras anedóticas, despidas em pleno fontanário, penso que do Porto em alturas de uma vitória qualquer da selecção portuguesa sobre não sei quem !

Que mobilização aconteceria se ganhassemos o mundial ?
Talvez o país se transformasse num carnaval com tudo o que de mau o mesmo encerra ! LoL

Não me importava nada de ter ganho, aliás GOSTAVA E MUITO ! mas ...

Back to real life !

As ditas senhoras talvez se dispam quando atingirmos a convergência real ;))))

TONY, Duque do Mucifal disse...

eu tb vi esse mail...e lois...Passo

Lígia disse...

Lois

Nem consigo imaginar o que aconteceria se ganhassemos o mundial, mas pelo andar da carruagem talvez o proprio Rui Rio fosse para a fonte.... não que ache que o pais ganhasse muito com a cena de ver o cromo nu, mas....

Xuinha Foguetão disse...

Engraçado como o futebol leva a tanta coisa, a tanta dissertação! :)

Muito bem!

Concordo ctg... ódio só traz ódio e vingança puxa vingança.

E acho que com os últimos acontecimentos o Mundial perdeu o seu brilho.
Polémicas atrás de polémicas: a cabeçada, os insultos, o Madaíl e os impostos...
Mau demais para ser verdade!

Beijocas

LoiS disse...

E quem fala assim é do NUERTE !

Xuinha Foguetão disse...

E é mesmo! :)

Andas muito quietinho...

LoiS disse...

Preparo-me para ir à tua terra Sábado dar aulas ... bem ... arredores do Porto é tudo a tua terra right ?