terça-feira, 3 de abril de 2007

Entendimentos de desentendidos

Já passava da meia-noite quando recebo um SMS:

“Tás acordado? Já tens fixo? Liga-me urgente!”


Que raio, pensei eu, este gajo sabia que fazia hoje o contrato para meter um telefone fixo através da minha futura ligação telefone + net + TV ADSL. Mas não entendeu que isso não queria dizer que teria hoje o telefone! ( esse telefone dará chamadas à borla e não grátis ; ) ).


“O tanas, liga o MSN”
– respondo eu já preocupado e uma vez que estou sempre com "a máquina" ligada.


Tinha a certeza que era conversa sobre assuntos profissionais. O meu amigo tinha estado a tratar de coisas do nosso interesse numa reunião nocturna, eu sabia disso e começava a estar preocupado.


Mal o vi “on”, comecei a troca de mensagens de uma forma calma:


“Pá, fiz o contrato hoje, mas não tenho ainda a linha telefónica, mais um mês…mas diz!”


Disse então ele na sua primeira troca de mensagens via MSN:


“Pá, tu tas fodido”


Era de madrugada, fiquei pálido, comecei a transpirar levemente, a minha testa estava gelada, engoli em seco e enchi o peito com a cara cabisbaixa.


“Porra pá, o que vai acontecer?”
-
Respondi eu já preparado para tudo.

“Calma, refiro-me a essa cena de demorar um mês!” – disse-me ele passados uns segundos que me pareceram horas.



O presente relato, de uma troca de frases escritas em mensagens no mundo virtual, demonstra que as mesmas são MIL VEZES piores e MILHÕES DE VEZES mais perigosas que as impressões da vida real!

As mensagens escritas instantâneas estão despidas do contacto humano: dos olhos; das expressões; dos sorrisos … e muito facilmente se entende o que não é correcto e se percebe o contrário daquilo que nos querem dizer.


Este exemplo serve igualmente para todos aqueles que tentam ler “caras”, sem entender os corações escondidos por detrás dos posts ou comments nestes espaços. Tirando assim as suas próprias ilações, fruto muitas das vezes da incompreensão, ignorância, ressabiamento, imaturidade ou mesmo falta de discernimento e inteligência circunstancial!

20 comentários:

edunileo disse...

Muito bem concluído!

Maríita disse...

É verdade, quantos mal entendidos, quantas situações hilariantes e tantas vezes, quanta gente mal intencionada. E é sobretudo neste último capítulo que me tenho assustado, pessoas que são mesquinhas e que se entretém com a miséria alheia.

Beijinhos

Anónimo disse...

Pior do que isso, é olhar para as pessoas e não ler (ou não querer ler) o que lá está estampado.

Esta afirmação esta desprovida de qualquer sentimento..

beijinhos

LoiS disse...

Logo tu que vejo como uma querida sentimental ;)

Xuinha Foguetão disse...

Concordo totalmente contigo.

No msn é fácil de resolver: câmara e microfone.
Nos blogs já é mias difícil...

Beijos

Anónimo disse...

Raramente envio mensagens escritas, prefiro sempre telefonar.
Pelo que fica por dizer, pelo que pode ser mal entendido...
Enfim, gosto mesmo é de ler o olhar e escutar as emoções das palavras.
E quanto ao desentendimentos... olha só o que fez o teu simples "?" este fim-de-semana, privou-nos da tua presença, que eu muito aprecio.

Paula disse...

Gosto do título!

Sempre disse que há algo que falta às conversas de msn! Por vezes, o tom de voz com que dizemos algo pode fazer a diferença! Além disso, falta o contacto visual que acho essencial no dia a dia!

De qualquer forma, por mais mal entendidos que possam surgir, só não se resolvem, se as pessoas se quiserem efectivamente fazer de desentendidos!

Anónimo disse...

Mal entendidos acontecem com frequência o problema é quando são actos "artificiais" criados de forma a perturbar mentes mais incautas

LoiS disse...

XU:

O corpo a corpo é melhor. Muito melhor ;)
Bjs

Lenis:

Compensámos no domingo, após a janta com jogo como pano de fundo. Reparei hoje que o JB15 entregue a nós e aberto por mim, não ficou a meio, foi mesmo sensivelmete 3/4 que se foram...ainda bem que só é em dias de festa e ainda bem que os restantes se entertiam com o Jameson.
Mas pego na parte da Paula para te responder: "De qualquer forma, por mais mal entendidos que possam surgir, só não se resolvem, se as pessoas se quiserem efectivamente fazer de desentendidos!"
Bjs

Paula:

Até a respiração é comunicação !
Bjs

Pedrito:

O famoso voyeur deste canto estreia-se nos comentários e como sempre na vida real, tremendamente perspicaz !
Viste, não dói nada ;)
E deixa os touros rapaz ;)
Bjs

Anónimo disse...

Não sei porquê, mas pareceu-me adequado:

"Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte."

Alexandre O'Neill

Porque apesar do msn ser uma mais-valia neste mundo(senão nunca teria hipótese de comunicar contigo, querido sulista, grato ao meu coração nortenho), nada melhor do que ouvir as palavras proferidas diante de nós, com gestos, entoações, emoções e expressões, que tanto significado carregam! ... Enfim...filosofei.

Beijinhos grandes! Vou passar pela tua terra amanhã, a caminho do sol que espero q brilhe em Albufeira. Lembrar-me-ei de ti!

Tere

Unknown disse...

Totalmente de acordo. O mundo virtual é óptimo para contactar com pessoas que jamais conheceríamos de outro modo MAS ainda é muito limitado. O contacto é frio e distante, não existe emoções. Uma simples palavra mal interpretada é alvo de grande desentendimento.
Já tive tantas chatices nesse mundo virtual que actualmente só me fico pelo blog e mesmo assim com muita cautela... até me chatear de vez!:)

Beijos

Sandra Neves disse...

Tu próprio muitas das vezes cometes esse erro que referes... todos o fazemos numa altura ou outra... efeitos do progresso tecnológico!

Xuinha Foguetão disse...

Ahahahahahahha!

Tá certo...

Beijos

Carocha disse...

Excelente reflexão. Já pensei 1001 vezes debruçar-me acerca deste assunto e escrever algo a propósito. Quantas vezes já tive "fricções" motivadas por conversas no msn, a propósito de coisas que digo a brincar. Mas falta o sorriso e a piscadela de olho, que acompanham a dita brincadeira e pronto! Hoje em dia já tenho mt mais cuidado com o que digo.
Quanto às virtualidades, recordo-me de uma cena que sucedeu a uma blogger, em que andou deslumbrada com um rapazito e, passado algum tempo, este morreu, coisa que a atirou para o mais profundo dos sofrimentos. Vem-se mais tarde a descobrir que era tudo obra de uma mulher que se divertia a passar-se por homem e simular sempre a mesma história. É pérfido, macabro, mas ocorre!
Um beijo!

Anónimo disse...

lois até mesmo no contacto directo, quando há olhares, sorrisos, expressões, posturas corporais, há mal entendidos. Uma frase dita, um olhar, uma cara séria podem ser entendidos de forma completamente diferente por várias pessoas e depois se a tudo isso juntarmos expectativas, impressões, preconceitos, estereótipos então é que as coisas se complicam. Parabéns pela quote of the day (Joseph Conrad).

LoiS disse...

TERE:

Sem palavras !
Bjs

SOFIA aka SILVIA:

Morcona, obg por me livrares da multa, não desesperes com os bloguers logo agora que chegámos um ao outro !
Bjs

FREE a minha querida MIND:

Ou tu não quisesses dizer algo sobre este "teu querido" ... como sempre - lol - só assim comentas. Mas claro que tens razão !
Bjs

Xu:

Calma !
Bjs

BUG:

Agora assustaste-me. Existem dois tipos puros de cibernautas: os naturais ( com ou sem as compreensíveis reservas ) e os naturalmente falsos, tipo o velho ditado que diz que só se mascaram daquilo que adorariam ser e frustradamente não o são.
É macabro !
Bjs e gostei de te voltar a ver !

MAR:

Sim, mas aí já é mais fácil de eliminar mal entendidos.
Bjs

TONY, Duque do Mucifal disse...

pois o msn e a blosgosfera.
cada vez mais as pessoas se isolam do Mundo Real e mergulham no browser.
talvez seja mais facil opinar, talvez porque o Mundo Real ande muito ocupado e nao oiça o Individuo.
Contudo há perigos nas vivencias em modus browser...

edunileo disse...

Aproveitando o comentário do "tony"...
Se bem que concordo um pouco com o comentário, acredito que muitas vezes as pessoas aproveitem a blogosfera para dizerem aquilo que não têm coragem de dizer no mundo "real".
E como acho que isto é tão verdadeiro...

Capitão-Mor disse...

Subscrevo as palavras da freemind para a tua pessoa! :)

LoiS disse...

Captain:

Acabas de o fazer, admite !

Mas eu entendo-te, querias falar a outra pessoa ... ou estarei a "ler" outra x mal ?

;)