sexta-feira, 21 de julho de 2006

Notícias de Portugal

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP), António Ramos, foi hoje notificado da decisão do Governo de o aposentar compulsivamente das funções policiais por declarações prestadas à comunicação social.

Em Maio, o Ministério considerou muito grave o facto de o sindicato ter relacionado o aumento da criminalidade com a imigração. Nessa altura, o Presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia fez questão de manter o que havia dito ao Diário de Notícias, ou seja, que a criminalidade aumentou em Portugal com a abertura das fronteiras.

No artigo publicado no DN, consta ainda outra afirmação considerada pelo Governo como xenófoba e incompatível com a actividade policial: "antes de haver imigrantes brasileiros não havia assaltos nos semáforos".

14 comentários:

LoiS disse...

Entendo as partes, mas, o tipo disse alguma mentira ?

Lígia disse...

acho muito bem que ele seja afastado! Já devia ter sido logo que isso aconteceu, acho um bocado vergonhoso porem rótulos assim nas pessoas, especialmente quando é um agente da autoridade... dizer que ele é faccioso é favor (nem sei bem com se escreve lol). quanto a dizer mentiras... olha posso dizer-te que das três vezes que me assaltaram (ou tentaram) nunca o ladrão era "preto, chinês, europeu de Leste ou brasileiro", foram sempre portugas portanto... rótulos não obrigada. mas beijocas :)

LoiS disse...

hehehe

Eu entendo as partes, embora ache um pouco penoso o afastamento !

Talvez uma queixa dele ou um processo em cima! Agora mete-lo no desemprego acho excessivo e prepotente.

Irá agora um ilegal para o seu lugar - lol

Lígia disse...

olha lá... uma pessoa que não é capaz de ignorar credos e raças não pode ser polícia! nem na minha opinião ter qq cargo politíco ou de responsabilidade sobre pessoas (guarda, polícia, sindicatos, segurança...)
e há outra coisa, imagina o galo dos colegas dele se algum tem ascendência brasileira

LoiS disse...

Mas questão aqui é mais complexa.

Não se trata de imigrantes mas de marginais.

O erro do tipo é, ou foi, fazer considerações políticas quendo não o devia fazer.

A politica de imigração está incorrecta, as fiscalizações estão aquem do que deveriam ser, os vistos de turistas caducam e as pessoas que nada têm para fazer ficam por cá !

O problema não é dos brasileiros ou africanos que cá estão para lutarem pela vida e nos ajudarem a crescer, é dos que vêm para cá sem saberem o que irão fazer, sem contrato, para a marginalidade apenas !

Olha como os portugueses que não querem trabalho e que se dedicam a actividades ilícitas.

É um facto que com o aumento do desemprego aumenta a marginalidade e a pobreza.

Lígia disse...

claro mas os imigrantes não roubam trabalho a ninguém, a maioria deles faz trabalho que os portugueses acham demasiado sujo ou mal pago.
e o que ele disse foi que todos os imigrantes são marginais, deslpem lá mas a maioria das familias portuguesas tem imigrantes ou ex- imigrantes na familía e não gostam que lhes chamem marginais... ou será que não são marginais porque são portugueses? ou se calhar são mesmo!

LoiS disse...

É um facto, o tipo meteu tudo no mesmo saco, mas o tipo nunca foi muito ágil na expressão verbal das ideias...mesmo assim eu dar-lhe-ia um desconto e tentaria perceber bem o que queria dizer com isso !

A guerra aqui é política, de sindicatos e ministério público !

Maríita disse...

Olha, para tua informação, a polícia vai-se manifestar no dia 28 de Setembro devido a esta reforma compulsiva.

Veremos o que têm a dizer sobre este assunto as diferentes forças políticas em Portugal

LoiS disse...

Politicamente temos um campo enorme de discussão para explorar!

Lígia disse...

weeee welcome Maria, tava a começar a ter a sensação que monopilizava aqui isto :)

LoiS disse...

Caríssimo o texto não é meu daí o ter colocado em italico, não entendas o Post como criação minha. Aliás esta telenovela politica não é criação minha. Trata-se de um ponto de partida para uma discussão que aqui podemos fazer sobre a problemática bem premente da imigração. Brasileiros/Alfacinhas ou Alentejanos é tudo igual. Temos é que ter espaço para todos viverem condignamente, agora se fôr para atropelar o próximo não!
Agora como é normal, o desconforto perante a insegurança começa a criar cavalos de batalha e objectos de ódio, é isso que temos que saber contornar.

Lígia disse...

ia fazer outro comment mas estava-me a repetir. tudo o que queria dizer já disse, acho que o men não devia exercer na polícia, mesmo que tenha sido como dizes lois, e aquilo lhe tenha saido pela boca fora... o que é certo é que saiu, e não podia. Ajo, beijocas

vinte e dois disse...

Estive a ler este debate e a verdade tem que ser dita, a razão está em ambas as partes, mas não podemos chegar a extremos. E vamos aqui deixar de lado as palavras do António Ramos.
Sabe-se que uma parte do aumento da marginalidae tem realmente a ver com a imigração. A máfia Ucraniana é um bom exemplo, e ninguém o pode negar. E está cada vez mais em destaque no nosso país, apesar de muito dissimulada. Por outro lado, é evidente que a maioria da marginalidade vem tb do próprio povo português. Nunca fui assaltado, felizmente, mas conheço quem tenha sido e nunca foi um acto de um estrangeiro.

LoiS disse...

Bem vindo(a) 22 comenta por cá muito!

Pá o tipo falou de assaltos em semáforos e pelos registos policiais esses começaram a acontecer com imigrantes marginais.

Não digo que os tugas não tivessem anterirmente descoberto este "filão" ( afinal somos os 1ºs em montes de coisas negativas ), os registos não tinham era esses dados !

Bem e o o Pres desta associação deitou para fora aquilo que deveria apenas escrever num Blog ;)